Esses dias fui indagado por um colega dos primeiros semestres, sobre o que era necessário ter em termos de software no computador para desenvolver um bom trabalho na engenharia de alimentos, essa resposta é bastante relativa, pois para cada área da engenharia de alimentos temos uma gama de ferramentas para realizar o trabalho.
Além do básico, como um editor de textos, um editor de apresentações e um editor de planilhas e nisso o pacote office da Microsoft é imbatível (MS word , MS power point e MS excel) para nós engenheiros o pacote office tem outras ferramentas também muito uteis, por exemplo o MS visio, o MS acess , o MS Project. Em outros posts eu postarei tutoriais e aplicações para esses programas na engenharia de alimentos.
Vamos falar rapidamente, (risos), bem rapidamente sobre alguns desses programas começando com o MS Visio. O Microsoft Visio é um aplicativo para a criação de diagramas em ambiente Windows o ponto forte do visio, são os diagramas técnicos e esses nos interessam muito, como por exemplo diagramas de processos, organogramas, fluxogramas e outros. O que torna nossa tarefa de organização visual de processos muito mais fácil e intuitiva.
O Microsoft Project é um aplicativo para gerenciar projetos, controla as atividades, os custos, o pessoal, o tempo de trabalho e tudo relacionado ao projeto. Ter controle quando estamos tratando de projetos é muito importante, então vale a pena fazer uso do MS Project.
Há algum tempo, antes de estar na vida industrial eu não via a necessidade de utilizar um programa para gerenciar dados, entretanto com o grande volume de processos, fornecedores ai para desenvolver soluções para organizar meus dados, utilizo o Microsoft Access. Descobri recentemente que se pode desenvolver aplicações em MS Access que podem rodar em computadores que não tem MS Access, logo pode-se criar de forma simples nossos programas de gerenciamentos de dados.
Todo engenheiro deve desenvolver soluções para tornar os processos mais rentáveis, seguros e mais rápidos, portando saber fazer simulações de processos é de fundamental importância, daí conhecer uma linguagem de programação é muito útil, atualmente eu tenho feito uso do Matlab, que permite fazer programar soluções de forma simples e eficaz. Porém existe no mercado uma infinidade de linguagens e de compiladores.
Projetar é outra atividade corriqueira na vida do engenheiro de alimentos, é preciso sempre observar a planta industrial para poder sugeri modificações para as linhas de processo, para desenho técnico assistido por computador o Autocad da Autodesk é imbatível, convém ao engenheiro de alimentos saber utilizar essa ferramenta.
Plotar gráficos e gerenciar dados é de fundamental importância para o engenheiro de alimentos para esses trabalhos temos o MS excel que uma planilha genérica da para fazer muita coisa inclusive desenvolver programas através da linguagem VBA, aonde podemos fazer simuladores, planilhas de custos e uma infinidade de aplicações, mas utilizo e indico também o ORGIN que tem uma interface bastante intuitiva e simples de usar.
Anotações, apontamentos, organizar trabalhos para um artigo, projeto, isso é de fundamental importância em nossa profissão, para esse trabalho eu uso o MS one note, esse programinha fica esquecido no pacote Office, mas é muito importante. Vale a pena conferir.
Esse era para ser um post bem rápido só para constar mas no decorrer do tempo vou explicar mais detalhadamente cada programa e escrever alguns tutoriais sobre as aplicações deles na engenharia de alimentos. ´
Nenhum comentário:
Postar um comentário